Contactos:: Mapa do Site:: Notícias
Home   A Raça Marinhoa   Livro Genealógico   A Associação   Carne Marinhoa DOP
 
 
Livro Genealógico   Plano de Melhoramento


O 1º Relatório mundial da FAO, sobre o estado dos Recursos Genéticos Animais a nível mundial, traduz o reconhecimento da importância da manutenção da biodiversidade e a preocupação pelo desaparecimento eminente de inúmeras raças que se encontram em real perigo de extinção. Assim, entendemos chegado o momento oportuno para estudar e trabalhar a informação recolhida nas últimas duas décadas, permitindo direccionar o trabalho do Livro Genealógico em determinado sentido de uma forma sustentada. Os aspectos principais para a conservação e melhoramento da Raça Marinhoa são, neste momento, os que passamos a apresentar:
  • No que respeita aos caracteres reprodutivos, é fundamental a redução da idade ao primeiro parto, redução do intervalo médio entre partos e aumento da taxa média de fertilidade. São utilizadas as técnicas de inseminação artificial e cobrição natural (postos de cobrição e reprodutores em manada). Importa referir que a inseminação artificial representa mais de 50% dos nascimentos inscritos ao LGN ( Livro de Nascimentos da Raça Marinhoa).

  • Relativamente aos caracteres produtivos importa melhorar o peso ao nascimento, o ganho médio diário pós-desmame e conformação da carcaça.

A orientação de melhoramento e selecção da Raça tem em vista a produção de Carne. A existência de um produto qualificado associado a esta Raça é, inquestionavelmente, uma mais-valia para todos - Produtores, Entidade Gestora e também para os Recursos Genéticos Nacionais, na medida em que, a manutenção desta Raça depende directamente da sua rentabilidade face à exploração.

Tendo em consideração o efectivo da Raça, o Agrupamento de Produtores tenta dar o exemplo, não abatendo fêmeas como Carne Marinhoa DOP.